home
ufpr

Projetos

Estes projetos tiveram início em 1990 e têm sido fundamentados principalmente na sistemática de Coccinellidae, porém também são realizados estudos complementares de história de vida e de comportamento, além de levantamentos para conhecimento da fauna, de sua dinâmica populacional e relações tritróficas (predador/presa/planta).

Coccinellidae (Coleoptera, Insecta) de Importância no Controle Biológico - Início: 1999

A família Coccinellidae atualmente conta com mais de 6.000 espécies descritas em todo o mundo e aproximadamente 2.000 na região Neotropical (Vandenberg 2001). Este projeto tem sido fundamentado principalmente na sistemática do grupo, porém também são realizados estudos complementares de história de vida e de comportamento, além de levantamentos para conhecimento da fauna, de sua dinâmica populacional e relações tritróficas (predador/presa/planta). Estes trabalhos fazem parte de projetos com pesquisadores nacionais e estrangeiros, como o Dr. Robert D. Gordon, da Smithsonian Institution, que coordena o "Manual of South America Coccinellidae" e do Dr. Adam Slipinski, do CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, com o qual estamos trabalhando em parceria, principalmente nos estudos de sistemática e filogenia.

Sistemática, Bionomia e Filogenia de Coleoptera - Início: 1993

Os Coleoptera constituem uma das mais diversas ordens de Insecta, tanto em número de espécies quanto em ambientes que podem explorar. Representam mais de 40% dos Insecta e 30% dos animais sendo, portanto o maior grupo em número de espécies. São conhecidas cerca de 357.900 espécies no mundo distribuídas em 127 famílias (Lawrence & Britton 1991; 1994; Vanin & Ide 2002), sendo 72.500 na região Neotropical (Costa 2003), incluídas em 6.703 gêneros, no entanto esse número de espécies provavelmente está subestimado, pois muito ainda se tem para estudar. As espécies de Coleoptera estão distribuídas em todos os ambientes e com os mais diferenciados hábitos. Incluem insetos minúsculos até muito grandes chegando até a cerca de 20 cm. Representa uma das ordens mais importantes de interesse agrícola, pois um grande número de espécies são pragas de culturas, de grãos armazenados e por outro lado existem espécies que são predadoras e, portanto são utilizadas no controle biológico. Apresentam regimes alimentares dos mais variados não incluindo apenas a hematofagia. Esta enorme diversidade é atribuída a diversos fatores, entre eles a posse de uma característica anatômica típica desse grupo, os élitros, cuja estrutura enrijecida permite aos coleópteros explorar inúmeros nichos ecológicos, dando-lhes proteção. O conhecimento dos Coleoptera na região Neotropical é ainda muito escasso e não existem estudos abrangentes, por isso as informações são dispersas, com algumas famílias pouco trabalhadas. Esse fato, aliado à enorme diversidade, aumenta ainda mais as dificuldades para a obtenção de classificações consistentes.

Projetos concluídos

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

Trabalho de conclusão de curso de Graduação

Iniciação Cientifica

Mestrado

Doutorado

Projetos em andamento

Mestrado

Doutorado

Pós-Doutorado

Trabalhos paralelos:

Trabalhos em preparação: